Escute "A Mula" nas plataformas digitais
A Mula é um grande causo musicado em que o autor narra seu encontro com uma mula-sem-cabeça no interior do estado do Tocantins. Esta história fantástica foi presenciada pelo próprio violeiro, que apresenta a narrativa seguindo a linha da "oratura", ou seja, das narrativas inspiradas na tradição oral, como se fossem causos contados à beira de uma fogueira.
No álbum A Mula são revelados a coragem de Zélia, o flagelo de Padre Armando, as reações inesperadas das beatas e beatos, além do castigo para o terrível Olavo. Inspirado por esse extraordinário acontecido, Paulo Freire trata de esmiuçar as verdades científicas que comprovam a existência de uma Mula Sem Cabeça, seu surgimento e consequências.
Ponteados de viola foram criados para esta grande história, que traz também novas versões para outras músicas de Paulo Freire, como "Mosquitão" e "Dona Júdica". O álbum conta com a participação especial do percussionista Adriano Busko, parceiro de Paulo Freire em muitas aventuras.
Além de autor e executante – em prosa e viola! – deste intrigante causo, o álbum e o espetáculo A Mula têm a direção musical de Paulo Freire, os quais foram viabilizados através de projeto selecionado no âmbito de edital 2023 do Programa de Ação Cultural (ProAC) do Estado de São Paulo, contando com elaboração e coordenação geral de produção de Gisella Gonçalves, da Borandá Produções.
|
A Mula
2024
Clarões na Madrugada Paulo Freire
Olavo Paulo Freire
Padre Armando e Zélia Paulo Freire
A Hóstia e a Bola de Fogo Paulo Freire
Coice Paulo Freire
A Cruza na Sexta-feira da Paixão Paulo Freire
Ficha técnica
Criação, direção artística e musical: Paulo Freire
Viola, narração, texto: Paulo Freire
Percussão e efeitos sonoros: Adriano Busko.
Gravado nos estúdios: Vai Ouvindo (viola e voz), Geroma (percussão e efeitos sonoros)
Edição: Pedro Luz
Mixado por: Alexandre Fontanetti (Estúdio Space Blues – São Paulo – SP)
Masterizado por: Homero Lotito (Reference Mastering Studio – São Paulo – SP)
Assessoria para finalização: Swami Jr.
Coordenação geral de produção e gestão do projeto: Gisella Gonçalves (Borandá Produções)
Ilustração da capa: Cinthia Camargo
Fotos: Tarita de Souza
Projeto gráfico da capa: Otávio Bretas
Os excertos dos fonogramas editados Menino Peão, Dona Júdica, Mosquitão e Um Socó Só, presentes neste álbum, foram extraídos dos CDs Rio Abaixo (1995) e São Gonçalo (1998), de Paulo Freire, ambos lançados pelo selo: Vai Ouvindo. Conta com a participação dos músicos: Paulo Freire (viola), Adriano Busko (percussão), Tuco Freire (contrabaixo), Swami Jr. (violão 7 cordas) e Mário Manga (violoncelo).
|