Vai ouvindo...
CDs VÍDEOS BLOG LIVROS BIOGRAFIA GALERIA SHOWS IMPRENSA
AGENDA | CONTATO | CATÁLOGO DE SHOWS E OFICINAS | RIDER
CATÁLOGO

SHOWS

  • Pórva – instrumental. Para o lançamento do CD, Paulo Freire toca suas novas composições. Essas músicas nasceram como pequenos rastilhos, que foram incendiados e explodiram que nem pórva! As músicas evocam causos ligeiros do violeiro.

  • Violinha Contadeira– espetáculo para crianças de todas as idades. São músicas e causos que Paulo Freire vem contando para crianças por todo o Brasil, e deram origem ao CD homônimo. Os causos são ligados à mitologia brasileira, e as histórias são entremeadas por canções que Paulo Freire aprendeu com os mestres de viola do sertão.

  • Eu não Minto! – O violeiro Paulo Freire vai provar que não mente. Contará histórias de caçadas fabulosas, pescarias impossíveis, a verdade sobre o casamento, a onça virada do avesso e como virou cunhado de lobisomem. O repertório também conta com divertidas canções caipiras, além de côcos de viola, convidando a platéia a participar do espetáculo.

  • Viola e Saci – músicas de viola, contação de causos e a presença ilustre de José Oswaldo Guimarães, presidente da Associação Nacional dos Criadores de Saci, que vai contar como está reintroduzindo o saci nas matas brasileiras e quais são os cuidados que devem ser tomados para quem quer criar o bichinho.

  • Medo Grande – solo - um espetáculo com histórias amedrontadoras dos mitos brasileiros. Causos e músicas dos nossos seres: a serpente emplumada e o poder da ave-maria; a mula-sem-cabeça insaciável; o corpo-seco sendo recusado pelos vermes; além de canções relacionadas ao medo, como “Romance das Caveiras” e “História do Soldado”.

  • Medo Pequeno – infantil – solo – neste espetáculo, o violeiro trata dos medos que povoam o mundo das crianças. Conta histórias de assombrações, pescarias extraordinárias e como vem enfrentando os seres de nossa mitologia, como o Mapinguari e a cobra Honorato. Os causos são entremeados por canções acumulativas e maluquices de viola.

  • Wandi Doratiotto e Paulo Freire - Os dois artistas trazem uma verdadeira festa para o palco. Com muita liberdade em cena, apresentam suas canções, causos e piadas do cotidiano brasileiro. A “dupla personalidade” - como é conhecida esta dupla de artistas - já realizou vários projetos ligados à literatura, à musica e ao humor.

  • Paulo Freire e Levi Ramiro – os violeiros participaram em 2015/2016 do projeto “Sonora Brasil”, do SESC nacional. Foram 130 shows pelo Brasil representando a viola caipira e viola do sertão. Modas de viola, causos do sertão, pagode, lundus e canções que trazem a sabedoria do homem do campo.


    OFICINAS

  • Contação de Causos – Na busca pelas histórias da tradição oral, os participantes são motivados a trazerem causos de sua vivência pessoal. Já ocorreram relatos incríveis sobre caçadas, partos impossíveis, gêmeos que viraram passarinhos etc. No mundo em que vivemos, promover a prática de contar histórias é imprescindível para o desenvolvimento do ser humano.

  • A Viola do Grande Sertão– A partir de sua vivência no sertão do Urucuia, Paulo Freire vai mostrar o mundo que cerca a viola - desde o santo padroeiro dos violeiros (São Gonçalo, que também é santo da fertilidade e protetor das prostitutas), passando pelas Folias de Reis, até o famoso pacto com o diabo. Demonstrará a importância do sertão neste aprendizado através dos “toques de viola” - músicas instrumentais – que têm sempre relação com a natureza. Não é necessário um pré-conhecimento do instrumento. É um encontro aberto a todos que se interessam por este mundo.